Ao contratar o módulo integral de gerenciamento de Frota do Prolog, que inclui o controle de parâmetros de profundidade dos sulcos e pressão dos pneus através da aferição automática, você receberá o kit completo de aferição desenvolvido pela nossa equipe.
O Kit é composto por:
- 01 (UM) Case (Maleta) de proteção;
- 01 (UM) Aparelho aferidor com filtro;
- 01 (UMA) Mangueira com bico coletor de pressão;
- 01 (UM) Carregador bivolt 5Volts;
- 01 kit reparo (borrachas).
Ligando o seu Aferidor Prolog
O equipamento foi desenvolvido para a prática utilização por parte de seus usuários. Contando com apenas um botão liga/desliga. O aparelho se encontra previamente configurado para a conexão bluetooth com qualquer aparelho celular que possua o aplicativo do Prolog.
Para ligar o aferidor, basta posicionar a chave liga/desliga para a posição "ligado". O aparelho irá emitir um sinal sonoro indicando sua inicialização e ficará com uma luz verde piscando enquanto for mantido ligado.
Recarregando seu Aferidor
A autonomia do aparelho de aferição é de aproximadamente de 40 horas de uso, permitindo diversas utilizações até sua próxima recarga. Ao ter sua luz verde alternada para uma luz laranja/ amarela e depois vermelha, significa que seu aparelho necessita ser recarregado.
Quando o aparelho estiver carregando ficará com a luz constantemente acesa, e sua cor irá alterando dependendo do nível de bateria.
Com o aparelho ligado, utilize a fonte de recarga que acompanha o seu Kit, conectando seu plug na entrada localizada ao lado do botão liga/desliga.
Atenção!
- UTILIZE APENAS A FONTE DE RECARGA QUE COMPÕE O KIT PARA RECARREGAR O APARELHO.
- Para que o procedimento de recarga seja realizado, o aparelho deve permanecer em modo "ligado" ao longo de todo o processo.
Realizando a conexão com seu celular
Para fazer a utilização do equipamento aferidor de pneus do Prolog é necessário realizar sua conexão com um aparelho mobile à disposição (celular, tablet...) que contenha o aplicativo de nossa plataforma (Prolog App).
Inicialmente, certifique-se que a opção de conexão via bluetooth esteja acionada em seu celular.
Acessando uma das funcionalidades de aferição no aplicativo do Prolog, clique no símbolo de bluetooth localizado no canto superior direito da tela.
Será apresentada a listagem de aparelhos encontrados pelo seu aparelho móvel. Busque e clique a opção que indique o aparelho aferidor.
Atenção! Caso ele não esteja presente, realize uma nova busca clicando no botão "Buscar Novos Dispositivos" até que o código do aferidor seja apresentado.
Operando o equipamento aferidor
Após conectado ao celular, o equipamento estará pronto para ser operado no(s) pneu(s) que se deseja aferir.
Aferição de Milimetragem
Para realizar a coleta de milimetragem de um sulco, basta posicionar sua agulha no sulco que se deseja realizar a medição e pressionar até que a base do aparelho encoste o pneu.
Um sinal sonoro, emitido a partir do celular, registrará que a medida foi coletada corretamente permitindo que a aferição seja realizada no sulco seguinte.
Aferição de Pressão
Para realizar a aferição da pressão atual de pneu, utilize, juntamente com o seu aparelho de aferição, a mangueira coletora de pressão que acompanha o seu Kit.
A conexão é realizada a partir do encaixe do engate rápido, que se encontra em uma das pontas da mangueira, com o pino localizado na extremidade inferior do equipamento. Confira abaixo como é realizado:
Para a coleta do valor de pressão, conecte o bico coletor de ar de seu equipamento no pino inflador de seu pneu. Realize o encaixe de forma a não permitir vazamentos de ar, isso prejudicará a precisão de sua aferição.
Seu aparelho celular irá emitir um sinal sonoro indicando o fim do procedimento e sua correta aferição.
Dicas para Realização de Aferição
Para obter o máximo proveito que nosso equipamento pode oferecer, vale conferir algumas dicas para a realização de aferições que o ajudará a coletar dados com uma maior precisão:
- A profundidade dos sulcos deve ser medida com a base do aparelho aferidor na posição mais paralela possível em relação ao pneu.
Angulações na posição de aferição podem gerar diferenças importantes no resultado, apontando valores de profundidade maiores do que realmente estão.
- Não realizar aferições sobre saliências que podem estar presente nos sulcos do pneu.
Alguns modelos de pneus ou bandas possuem ejetores pedras ou o TWI (sobressalto que serve como indicação para o fim da vida de um pneu), ou até mesmo você aferir em cima de algum objeto preso entre os sulcos.
- Desconfie de medições que apresentam resultados muito discrepantes em relação a última aferição.
Caso isso aconteça, é provável que você esteja incorrendo em algum dos casos citados acima. O próprio sistema do Prolog apresenta um alerta para essas ocorrências e oferece a possibilidade de refazer a aferição no sulco.
- Realize as aferições de pressão sem permitir vazamento de ar.
O posicionamento do bico coletor da mangueira deve ser rápido e preciso para que não possibilite vazamentos de ar, que prejudicam a coleta do correto valor de pressão.
Cuidados importantes para a melhor conservação do equipamento:
- O aparelho aferidor não possui vedação contra líquidos. Evite realizar aferições em dias chuvosos.
- Mantenha o aparelho dentro do seu case de proteção enquanto não estiver sendo utilizado.
- Evite expor o aparelho à temperaturas elevadas.
- Evite quedas e impactos ao aparelho. O aferidor possui sensíveis sensores que podem ser danificados, prejudicando assim a correta coleta das medidas.