As aferições realizadas nos pneus permitem identificar quais deles apresentam parâmetros de pressão e altura dos sulcos desconformes com o padrão adotado pela unidade.
Quando uma destas desconformidades é encontrada, um Serviço é aberto para o respectivo item para que medidas de correção sejam tomadas. O serviço pode ser de: Calibração, Inspeção ou Movimentação.
Abaixo, entenda um pouco mais sobre cada um dos tipos de Serviços de Pneus que podem ser abertos no Prolog.
Os valores de tolerância apresentados na explicação abaixo são configurados de acordo com o padrão adotado pelo Prolog, podendo ser alterado de acordo com os parâmetros de cada unidade.
Calibração
Os Serviços de Calibração representam os pneus que possuem seu valor de pressão atual fora do padrão de tolerância de utilização adotado pela unidade.
Em termos práticos de valores, esse caso ocorrerá quando o valor detectado no processo de aferição se encontrar com uma diferença acima de 10% (e abaixo de 25%) do valor de pressão ideal indicado para o referente pneu.
Quando esta diferença se apresenta acima de 25%, se configura um problema de Inspeção.
Inspeção
Quando um problema de Inspeção é identificado em um pneu, isso significa que o mesmo está com sua pressão atual muito abaixo (ou acima) de sua pressão ideal indicada.
O processo de Serviço de Inspeção sugere que seja feita uma avaliação no referente pneu para que sejam identificadas as causas que levaram o mesmo à se encontrar neste estado.
Para que um Serviço de Inspeção seja aberto, o valor da pressão atual do pneu precisa se encontrar com valores que apresentem uma diferença acima de 25% da pressão ideal indicada para o mesmo.
Movimentação
Os Serviços de Movimentação estão relacionados com as alturas dos sulcos dos pneus aferidos. Quando a altura de um dos sulcos atinge a altura mínima permitida, de acordo com o padrão configurado pela unidade, abre-se então um Serviço de Movimentação.
Como esse pneu não atende aos padrões mínimos de rodagem, o mesmo deve ser substituído no veículo ao qual se encontra aplicado.
O padrão configurável de medida mínima de sulco é válido apenas para os pneus que não se encontram em sua última vida, com possibilidade de recape. Para o caso dos pneus em última vida, o parâmetro mínimo de altura de sulco é estabelecido pela norma vigente para rodagem, que, atualmente, é de 1,6 milímetros.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada um dos tipos de serviço relacionado à pneus, veja abaixo para saber como realizar o fechamento de cada um deles no sistema Prolog.
Fechando Serviços de Pneus: Calibração
Fechando Serviços de Pneus: Inspeção
Fechando Serviços de Pneus: Movimentação
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte através da nossa Central de Atendimento!
Abertura de Chamado - Como entrar em contato com a nossa equipe.