Configurações de aferição

Neste artigo você aprenderá como configurar o cronograma de aferição na sua organização

Bem-vindo ao artigo Configurações de aferição! Vamos guiá-lo passo a passo para tornar essa etapa rápida e eficiente. Vamos começar? 😊 

A funcionalidade de Aferições possui o cronograma de aferições, que tem o objetivo de auxiliar no controle dos pneus. Cada unidade estrutura esse cronograma de acordo com a sua operação, informando o período entre cada coleta, os veículos que devem participar e os valores mínimos e máximos para cada coleta.

Prolog possui a tela de configurações de aferição, onde cada unidade pode parametrizar os valores que são utilizados pelo cronograma de aferições e também os valores que o Prolog utiliza para realizar a abertura automática de serviços de pneus após cada aferição.

 

Confira abaixo mais detalhes sobre a tela e o preenchimento dos campos existentes. 

1. No menu do PrologWeb, escolha a opção Aferições Configurações .

 

2 - Nesta tela é possível configurar, por unidade, os parâmetros utilizados pelo cronograma de aferições e os valores que o Prolog utiliza para gerar automaticamente os serviços dos pneus após a realização de cada aferição.

 Atenção! Passando o mouse no ícone de informação é possível ver uma breve explicação sobre o item.

Informe os parâmetros de:

  • Período aferição pressão (dias): Define o prazo, em dias, em que toda a frota da unidade deve ter a pressão dos pneus aferida. É utilizado para gerar o cronograma de aferição.
  • Período aferição sulco (dias): Define o prazo, em dias, em que toda a frota da unidade deve ter o sulco dos seus pneus aferidos. É utilizado para gerar o cronograma de aferição.
  • Tolerância de calibragem: A variação percentual aceita de pressão, com base na pressão ideal do pneu, para justificar a abertura de um serviço de calibragem. Valores acima ou abaixo desse percentual causam a abertura do serviço quando o pneu é aferido.
  • Tolerância de inspeção: A variação percentual aceita de pressão, com base na pressão ideal do pneu, para justificar a abertura de um serviço de inspeção. Valores acima ou abaixo desse percentual causam a abertura do serviço quando o pneu é aferido. 
  • Sulco mínimo recape (mm): Quando o pneu não está na última vida, esse valor é usado para saber se está na hora de mover o pneu para recapagem. Sulcos aferidos abaixo desse valor irão abrir um serviço de Movimentação.
  • Sulco mínimo descarte (mm): Quando o pneu está na última vida, esse valor é usado para saber se está na hora de mover o pneu para descarte. Sulcos aferidos abaixo desse valor irão abrir um serviços de movimentação

 Atenção! 

    - A parametrização é por Unidade.

    - É possível adicionar valores fracionados para cada parâmetro.

3 - Clique em Opções para visualizar as alterações já realizadas nesta tela em cada unidade.

Nessa tela é possível verificar os seguintes dados: Nome do usuário, data de alteração e os valores inseridos em cada campo.

4 - Selecione a aba Tipos de veículos aferíveis.

Nesta tela é possível configurar, por unidade e tipo de veículo, como deve ser feito cada tipo de aferição e como proceder nos fechamentos de serviços. Ou seja, aqui você irá configurar se permite aferições de sulco, pressão ou ambos e ainda definir como essas aferições podem ser feitas: utilizando o aferidor, manualmente (via digitação) ou qualquer um dos dois modos (escolha livre pelo usuário). Além disso, é possível configurar se a aferição de estepes está habilitada.

5 - Informe a Regional e Unidade.

6 - Defina quais tipos de veículos podem realizar determinados tipos de aferição e como pode ser realizada a coleta para a unidade selecionada no filtro e se a aferição de estepes está habilitada.

Opções disponíveis de coleta:

  1. Bloqueado: Esse tipo de veículo não vai estar disponível no cronograma de aferições.
  2. Com aferidor: Só é possível realizar a aferição com o aparelho aferidor.
  3. Manualmente: A aferição é feita apenas manualmente (digitando).
  4. Ambos (Com aferidor e manual): A aferição pode ser feita manualmente (digitando) ou com o equipamento. O usuário pode selecionar na hora da aferição.

 

 

7 - Selecione a aba Alertas na coleta de sulcos.

Nesta tela é possível configurar, por unidade, a variação aceita na coleta de sulco, com base no último sulco do pneu. Caso o valor coletado ultrapasse a variação estipulada, um alerta será exibido.

8 - Defina os parâmetros de tolerância máxima e mínima, em milímetros e se irá bloquear, para cada uma das unidades de sua empresa.


8.1 - Selecionando para bloquear, o usuário não poderá enviar a medição caso o valor esteja fora do parametrizado e essa mensagem irá aparecer:


8.2 - Se não estiver ele irá apenas receber um alerta sobre a dispersão mas a informação poderá ser enviada:


9 - Após realizar as alterações desejadas, clique no botão Salvar


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte através da nossa Central de Atendimento! Como entrar em contato com a nossa equipe.